segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Resultado do Concurso Cultural OMO

É com grande orgulho e alegria que informo que nossa escola foi uma das ganhadoras da câmera fotográfica do Concurso Cultural pelo Direito de ser Criança.
Escolhemos o primeiro pilar "Direito de aprender através de brinquedos não estruturados". E elaboramos a seguinte frase após responder todo o questionário da Promoção OMO:

O brincar constrói a dimensão interna do sujeito. O corre-corre dos pensamentos, o esconde-esconde das ideias não precisa de brinquedos caros ou sofisticados para acontecer. Uma simples caixa é suficiente para a criação de um castelo na elaboração fantasiosa da brincadeira. Ali, onde as lentes não enxergam, o pensamento voa livre e acontece a aprendizagem. Uma aprendizagem que pode não ser notada instantaneamente, mas que constitui essa criança ao alimentar o real dos seus sonhos.

Concorremos com escolas de todo o Brasil.
Confiram no link
Parabéns Equipe Recanto da Alegria por mais esta conquista.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal


Clique duas vezes sob o play para visualizar em toda a tela do computador.
Um ótimo Natal para todos, que seja um momento de reflexão e renovação.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A inapetência a criança - Meu filho come na escola e em casa não?

A inapetência, nessa faixa etária, é a queixa mais comum entre as mães. A falta de apetite verdadeira é caracterizada por ingestão alimentar insuficiente para as necessidades nutricionais, baixo peso em relação à estatura, diminuição do ritmo de crescimento, e independe da presença da mãe ou local das refeições.

Dois tipos de inapetência: a comportamental e a orgânica.

A comportamental tem origem na dinâmica familiar, e sua base é psicogênica. A criança deixa de comer para chamar atenção, e observa que essa tática funciona. Cria-se um circulo vicioso difícil de ser rompido, pois a mãe teme que seu filho não coma mais, e permite que ele consuma alimentos de fácil aceitação pela criança, sem nenhuma restrição de horário. Assim, a criança “alimentada” com esses produtos vai recusando sequencialmente as refeições. Não é possível que uma criança que não come nada, nada, nada possa estar em pé, brincando, correndo, e sem sinais de inanição grave. Observa-se que a mãe é incapaz de colocar os limites e a disciplina necessários para conseguir o rompimento do circulo vicioso, e ela acaba cedendo antes da criança.

A orgânica pode estar mais comumente associado à deficiência de micronutrientes, especialmente o ferro. A criança tem uma alimentação homogênea, pobre em qualidade, associada à apatia e desinteresse pela alimentação de um modo geral, e independe da presença de mãe. Uma alternativa prática e objetiva é orientar a mãe a oferecer a criança 50g de fígado bem cozido uma vez por semana. A presença de carne, em pequenas quantidades, é necessária em todas as refeições salgadas para aumentar a biodisponibilidade de ferro dos outros alimentos presentes. Quando a carne não estiver presente, orientar a ingestão de 50 a 80 ml de suco rico em vitamina C após a refeição.


PRINCIPAIS CAUSAS DA INAPETÊNCIA DO PRÉ-ESCOLAR

Inclusão de alimentos complementares. A utilização preferencial de alguns alimentos como batata e legumes, sopas liquidificadas, dificultando o estímulo do paladar.

Maior interesse pelo ambiente, diminuindo o interesse pela alimentação.

Ansiedade dos pais, que têm maior expectativa quanto à quantidade de alimentos que seu s filhos podem ingerir.

Criar estratégias para fazer comer como: televisão, aviãozinho ou outras brincadeiras que distraiam a criança para que ela coma sem perceber.

Substituições da alimentação sólida por outras de aceitação mais fácil, como as bebidas adocicadas.

Chantagens as primeiras recusas.

Horários rígidos de alimentação. A criança não precisa almoçar às 11 horas se ela não estiver apetite, ou se consumiu algum alimento a um curto intervalo de tempo. Os intervalos é que devem ser respeitados.

Nutricionista Crislei Ticiana Duarte    CRN2-6448

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Concurso do Trânsito

Parabenizamos os grandes vencedores do Concurso de Trânsito 2010, na categoria desenho.




Valeu Leonardo e Vitória, e parabéns também para profª Claudia que apostou no potencial de seus alunos.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Parecer do Segundo Semestre 2010

Dia 15 de dezembro de 2010 acontecerá a entrega do Parecer do Segundo Semestre.
Não deixem de acompanhar a caminhada escolar de seu filho.
Estamos aguardando a sua presença.

Atenciosamente,
Equipe Escolar Recanto da Alegria.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Culinária Maternal II

Brigadeiro de Cenoura

Ingredientes



1 lata de leite condensado
Grandes cenouras raladas 3
1 xícara de coco ralado
1 xícara de Açúcar
1 xícara de achocolatado

Modo de Preparo

OS Misturar Todos Ingredientes e cozinhar in fogo moderado comeram desprender da panela. Enrolar como bolinhas Passar e não de coco ralado. Leve à Geladeira e sirva quando estiver Durinho. 
Rendimento 30 docinhos

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Festa de Natal 2010

RELEMBRANDO...

Nossa festa de encerramento será uma confraternização com as famílias da Recanto da Alegria.

Dia: 12/12, domingo, a partir das 9 h da manhã.

Local: Associação Atlética Banrisul AAB - Rua João Aloísio Algayer, 4275 Centro - Lomba Grande - ao lado da AABB

Levar: cadeira, chimarrão, protetor solar, brinquedos, baldinhos, motoca - bici...

Os valores devem ser acertados até quinta-feira 09/12 para que possamos providenciar tudo.

Será o último evento do ano letivo de 2010 e seria muito importante que todos participassem.

Contamos com vocês!!!

Obs.: em caso de chuva a festa será CANCELADA, uma vez que não temos outra data disponível e o salão não comporta de forma confortável todos lá dentro o dia todo.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Chá e Bingo 2010

Com toda a correria de 2010, acabei esquecendo de publicar as fotos do nosso Chá.
Aproveito para agradecer a presença de todos naquele sábado super quente...
É muito bom saber que podemos contar com vocês, pais, familiares e amigos da Recanto da Alegria.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mostra Multicultural 2010



Agradecemos as visitas dos familiares e amigos que prestigiaram as produções de todos os nossos alunos.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A ALIMENTAÇÃO NA FASE PRÉ-ESCOLAR

A pré-escola compreende a fase da vida da criança dos 4 meses a 6 anos de idade. É o primeiro contato que a criança vai estabelecer com refeições fora de casa, através do contato com a escola. Esse contato pode expor a criança a alimentos que, até então, não faziam parte de suas refeições diárias. Outra descoberta importante dessa fase é o fato de que a criança começa a estabelecer suas preferências e é desse ponto que parte a responsabilidade em incentivar bons hábitos alimentares que poderão perpetuar por toda a vida do indivíduo.

Hora da Refeição

A socialização da criança é importante, por isso é preferível que toda a família realize suas refeições no mesmo horário. Essas refeições devem ser balanceadas e adequadas para incentivar a obtenção de uma boa alimentação pela criança. Deve-se evitar a ingestão de alimentos industrializados (embutidos, congelados, alimentos pré-preparados ou prontos), pois estes são pobres em nutrientes necessários para a fase de crescimento à qual as crianças estão expostas. É importante também que sejam estabelecidos horários para a realização das refeições, porém vale ressaltar que nem sempre às crianças sentem a necessidade de se alimentar como os adultos, com isso o horário da criança também deve ser respeitado. Os refrigerantes, gorduras e açúcares devem ser evitados. A oferta de sucos naturais e frutas é uma excelente opção, pois oferecem fibras, minerais e vitaminas.

E na hora do lanche?

Nos lanches preparados para levar à escola, é importante incluir alimentos que contenham carboidratos (pães, biscoitos, cereais), suco de frutas ou frutas (escolha sempre sucos e frutas da preferência da criança) e um alimento lácteo (achocolatado, iogurtes e queijos que podem ser acrescentados nos sanduíches). Não há necessidade de incluir todos esses itens em um só lanche, pois a criança provavelmente não irá comê-los todos de uma única vez. Você pode intercalá-los durante o dia entre as refeições. O perigo de exagerar no consumo de guloseimas, alimentos industrializados, refrigerantes e alimentos gordurosos, consistem no aumento das doenças crônicas não transmissíveis (obesidade infantil, diabetes e hipertensão arterial).

Consciente desde pequeno!

Fazer com que a própria criança dê preferência a alimentos saudáveis deve ser um exercício contínuo de pais e educadores, para que futuramente essa criança venha se tornar um adulto com hábitos alimentares saudáveis. Sendo assim, as refeições e lanches devem ser momentos descontraídos e saudáveis, já que nessa fase as crianças necessitam de muita energia para crescer, brincar e estudar.

Nutricionista Crisle Ticiana Duarte   CRN2-6448