segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lembrete: Reunião Berçário

Convocamos os pais / responsáveis pelos alunos da turma Berçário para uma reunião extraordinária no dia 31 de janeiro de 2011, segunda-feira, às 18h30min, na escola.

Contando com a presença de vocês, desde já agradecemos.

A Direção

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Usando o dicionário no Jardim - Prof Gisele

Ao confeccionar um cartaz sobre o clássico infantil João e Maria, fiquei pensando se deveria escrever no título HISTÓRIA ou ESTÓRIA. Comentei com os alunos e utilizamos o dicionário para pesquisar, mas não encontramos no Aurélio. Então perguntei para profª Madalena (que está cursando Letras) se ela sabia. Ela pesquisou e também não encontrou. Fiquei com a dúvida, mas continuei buscando. Procurei no dicionário atualizado da Língua Portuguesa de acordo com a nova ortografia e dizia o seguinte:
HISTÓRIA - fatos e atos que compõem a existência da humanidade; período da existência de pessoas e países, narração de fatos fictícios.
ESTÓRIA - termo usado para designar fatos folclóricos.
Chegamos a conclusão que pode ser usada qualquer uma das palavras nesta situação. 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Hora do Conto: O Leão e o Ratinho




Com ajuda dos alunos Mateus e Julia Esmeris, a professora Camila realizou a 1º Hora do Conto deste ano letivo. Representaram a fábula "O Leão e o Ratinho", e logo após a profª convidou a todos para participarem da história ginasticada. A metade dos alunos era leão e a outra parte ratinho. Alguns realmente "incorporaram" o personagem. Valeu o empenho!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Recordações do Chá 2010

Com toda a correria de 2010, acabei esquecendo de publicar as fotos do nosso Chá.
Aproveito para agradecer a presença de todos naquele sábado super quente...
É muito bom saber que podemos contar com vocês, pais, familiares e amigos da Recanto da Alegria.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Nossos fofos se refrescando...



Para dar uma refrescada, a prof Tanara e a Gi resolveram dar banho nos alunos.
Eles fizeram uma folia. E como ficaram tão fofinhos nas fotos, pedimos a autorização aos papais e colocamos aqui as imagens para compartilhar com as demais famílias da Recanto.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Alimentação nas férias das crianças

Para quem tem filhos em casa não é nenhuma novidade que frutas, verduras e legumes devem fazer parte do cardápio e que é preciso estabelecer horários regulares para as refeições. O problema é como manter essas regrinhas durante as férias. Sair da rotina e comer mais guloseimas faz parte das férias, mas é necessário tomar alguns cuidados para não descuidar da saúde da criançada.

Férias em casa
Se as crianças passam as férias em casa, as mães conseguem ter um maior controle, mas é inevitável eles pedirem um cachorro quente ou hambúrguer no lugar de um prato de comida, afinal estão de férias! Outro problema é que dependendo da idade, a criança tem maior acesso à dispensa e geladeira e o que não tiver das guloseimas que eles gostam, naturalmente vão pedir! Se forem viajar, é uma boa oportunidade para introduzir novos alimentos e sabores aos pequenos! Nas viagens tudo é novidade e por isso pode ser mais fácil que ela experimente algo novo! Se o roteiro for praia e estiver muito calor, é preciso que a criança tome água e água de coco com freqüência para não desidratar e coma algo saudável antes de irem almoçar.

O que evitar durante as férias:
Pular o café da manhã não pode. Essa é a refeição mais importante para fornecer à criança energia e nutrientes importantes para seu crescimento como carboidrato (pães e cereais), cálcio (leite e derivados), vitaminas e fibras (sucos e frutas). Além disso, nas férias, o almoço costuma ser mais tarde e com o café da manhã, a criança estará com nutrientes suficientes para esperar a próxima refeição. Deixar que comam bobagens todos os dias e a qualquer hora. As crianças devem almoçar até 12h30 e jantar, no máximo, às 20h.

O que fazer durante as férias:
Se for almoçar ou jantar fora, o ideal é colocar no prato da criança todos os grupos alimentares, que são: arroz ou macarrão; feijão; legume, verdura e um tipo carne, que pode ser ave, peixe ou carne vermelha. Para os lanchinhos entre as refeições principais, o segredo é oferecer sucos, vitaminas de leite com frutas, sanduíches tipo tostex no pão integral, biscoitos sem recheio ou doces gelados à base de fruta como gelatinas e picolé feito em casa.

Assim que as férias terminarem, retome a rotina, que é importantíssima para que os pequenos se desenvolvam de forma saudável.

Crislei Ticiana Duarte CRN2-6448

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Relembrando: atividades que empolgaram o Jardim em 2010 - Parte III

Confeccionamos o Jacaré e a Tartaruga.



Os objetivos com estas atividades foram:
Proteger o meio ambiente através da reciclagem.
Ter certos cuidados com os animais.
Identificar-se como parte integrante do meio e perceber a importância das mãos como instrumento de transformação do mundo.
Para a construção do jacaré utilizamos 1 caixa de leite, papel machê, tinta têmpera, 2 tampas de pet e cartolina branca para os dentes. Para a tartaruga usamos E.V.A de várias cores, fundo de garrafa pet.
As crianças adoraram o resultado de seus animais, brincaram e divertiram-se. Acredito que alcançamos os objetivos propostos.

Prof Gisele - Jardim tarde

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Relembrando: atividades que empolgaram o Jardim em 2010 - Parte II

A turma participou do processo de transformação da folha A4 em papel vegetal e depois aproveitaram para copiar as imagens dos livros. Os olhos brilharam diante da descoberta...







quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Relembrando: atividades que empolgaram o Jardim em 2010

Nas atividades história “o vôo da sementinha” e plantio de um grão de feijão, eu tinha como objetivo desenvolver o conhecimento de como se dá o processo de crescimento dos seres vivos, onde eles nascem, crescem, se reproduzem e morrem.

Contei a história e após cada criança ganhou um grão de feijão, um chumaço de algodão, um copinho de iogurte e uma seringa. Primeiro foi colocado o algodão dentro do copinho, o grão e molhamos com a seringa. Todos os dias as crianças regavam e observavam o processo de crescimento do grão, ficavam admirados que a raiz descia e a plantinha subia. Após o processo de crescimento, cada criança levou para casa, para plantar em um lugar espaçoso, pois toda a planta necessita do calor do sol, água da chuva, cuidados, paciência e muito amor.


Prof Gisele - Jardim tarde

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dica Nutricional de Verão

Sorvete e verão são daqueles sinônimos perfeitos. Não existe calor sem um sorvetinho, é básico. Para melhorar, pesquisas recentes confirmaram o que a gente já desconfiava: que sorvete deixa as pessoas alegres. Segundo um estudo encomendado pela Unilever ao Institute of Psychiatry, de Londres, a ingestão de sorvete ativa regiões do cérebro ligadas ao prazer. Os pacientes tiveram de tomar sorvete de creme e depois foram submetidos à ressonância magnética. Nem precisava. A receita para desfrutar desse prazer é não deixar os pequenos abusar para não se lambuzar. Os picolés à base de frutas, elaborados com água e sucos, são os mais indicados para as crianças, pois contêm menos calorias e gordura que os sorvetes cremosos. E, de quebra, ajudam a manter os menores hidratados nesta época de altas temperaturas. Não que sorvete de massa seja proibido. Só é necessário se preocupar se seu filho estiver precisando controlar o peso por orientação médica. Apesar de mais calóricos, são uma boa fonte de cálcio e de proteínas do leite. Ah, e sabe aquela história de que sorvete da dor de garganta? Puro mito.

Quando: A partir de 1 ano a criança já pode começar a comer como gente grande, o que inclui também os sorvetes.

Quanto: Sorvete deve ser consumido como sobremesa, ou como um doce gostoso no fim da tarde. O alimento tem poucos nutrientes e não deve substituir uma refeição.

Como: Evite sorvetes cremosos antes das refeições, opte por picolés à base de fruta, que não interferem tanto no apetite.

Nutricionista Crislei Ticiana Duarte

domingo, 2 de janeiro de 2011

2011 com todo o gás...

Algumas palavras para entusiasmar o nosso retorno.


Espero que tenham descansado bastante ou se cansado aproveitando cada minuto.