Para quem tem filhos em casa não é nenhuma novidade que frutas, verduras e legumes devem fazer parte do cardápio e que é preciso estabelecer horários regulares para as refeições. O problema é como manter essas regrinhas durante as férias. Sair da rotina e comer mais guloseimas faz parte das férias, mas é necessário tomar alguns cuidados para não descuidar da saúde da criançada.
Férias em casa
Se as crianças passam as férias em casa, as mães conseguem ter um maior controle, mas é inevitável eles pedirem um cachorro quente ou hambúrguer no lugar de um prato de comida, afinal estão de férias! Outro problema é que dependendo da idade, a criança tem maior acesso à dispensa e geladeira e o que não tiver das guloseimas que eles gostam, naturalmente vão pedir! Se forem viajar, é uma boa oportunidade para introduzir novos alimentos e sabores aos pequenos! Nas viagens tudo é novidade e por isso pode ser mais fácil que ela experimente algo novo! Se o roteiro for praia e estiver muito calor, é preciso que a criança tome água e água de coco com freqüência para não desidratar e coma algo saudável antes de irem almoçar.
O que evitar durante as férias:
Pular o café da manhã não pode. Essa é a refeição mais importante para fornecer à criança energia e nutrientes importantes para seu crescimento como carboidrato (pães e cereais), cálcio (leite e derivados), vitaminas e fibras (sucos e frutas). Além disso, nas férias, o almoço costuma ser mais tarde e com o café da manhã, a criança estará com nutrientes suficientes para esperar a próxima refeição. Deixar que comam bobagens todos os dias e a qualquer hora. As crianças devem almoçar até 12h30 e jantar, no máximo, às 20h.
O que fazer durante as férias:
Se for almoçar ou jantar fora, o ideal é colocar no prato da criança todos os grupos alimentares, que são: arroz ou macarrão; feijão; legume, verdura e um tipo carne, que pode ser ave, peixe ou carne vermelha. Para os lanchinhos entre as refeições principais, o segredo é oferecer sucos, vitaminas de leite com frutas, sanduíches tipo tostex no pão integral, biscoitos sem recheio ou doces gelados à base de fruta como gelatinas e picolé feito em casa.
Assim que as férias terminarem, retome a rotina, que é importantíssima para que os pequenos se desenvolvam de forma saudável.
Crislei Ticiana Duarte CRN2-6448