Este gráfico mostra a taxa de frequência por idade no Brasil
A Síntese dos Indicadores Sociais (SIS) do IBGE - análise baseada principalmente em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2010 - indica que a educação infantil teve significativa melhora entre 1999 e 2009. No final da década de 90, 23,3% das crianças de 0 a 5 anos frequentavam creches o pré-escola, contra 38,1% no ano passado. Apesar da melhora, a síntese indica que a maioria das crianças nessa faixa etária ainda não frequenta a escola.
De acordo com o IBGE, na zona rural, onde a oferta de creches e escolas para crianças até 5 anos é menor, a situação é pior - 28,4% frequentam educação infantil. Apesar disso, também houve melhora para essa população, sendo que o índice em 1999 era de 15,2%.
Segundo o próprio IBGE, o fato de muitos jovens ingressarem no ensino fundamental sem cursar o pré-escolar, o que acarreta em um atraso médio de dois anos durante nesse nível escolar. Os atrasos no ensino fundamental levam, por sua vez, a atrasos no ensino médio.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4682192-EI8266,00-IBGE+das+criancas+de+ate+anos+nao+estao+na+escola.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário