quinta-feira, 10 de maio de 2012

LEILÃO DE OBRAS

ARTISTAS DA RECANTO DA ALEGRIA E A HISTÓRIA DAS TELAS

O Projeto Político Pedagógico de trabalho da Escola prevê o eixo ‘Artes Visuais’ e um dos seus conteúdos é o ‘O Fazer Artístico’, por isso as professoras fazem a produção de telas com os alunos a fim de explorarem as habilidades das crianças e representarem o trabalho do semestre em uma ‘Obra de Arte’. Durante a confecção da obra os alunos exploram o material de pintura como verdadeiros artistas.
Estas ‘Obras de Artes’ serão leiloadas no dia 12/05/2012 quando estaremos reunidos para homenagear as mamães. Segue um breve resumo das produções que irão a leilão: 

"Fotografia em preto e branco", do Jardim (tarde)
 Depoimento da professora Gisele

        O trabalho é a representação das sombras e da luz que foram estudadas a partir do projeto “Com quem estamos?” e são essenciais para que a imagem fotográfica fique em condições de visualização. Tudo surgiu com o interesse de trabalhar a fotografia, já que através dela registramos com quem estamos e tornamos inesquecíveis o momento e a época. Comparando fotos em preto e branco observamos sua evolução até os dias atuais. Chapas de raios-X (fotos de dentro do corpo) representaram os moldes da sombra (preto e da luz (branco). Os alunos participaram de tudo com muito entusiasmo durante a pesquisa, com as fotos trazidas de casa, até o trabalho final, que resultou na nossa obra de arte.
Os artistas: Luisa, Mariana, Davi O., Ingrid, Guilherme F.


"Amamos nosso planeta", do Maternal II
 Depoimento da professora Elenir

Com o projeto anual da escola “Amo meu mundo por isso cuido dele” e o projeto da turma “Brincando com o corpo”, despertou o interesse do MII para a preservação e a sustentabilidade. Atualmente com a população cada vez mais consumista e com a tecnologia tomando conta dos lares acabamos esquecendo o meio ambiente, essencial para a vida humana. Na escola aprendemos a valorizar a natureza através de simples gestos, esta é a nossa atitude sustentável. Para compor a nossa obra utilizamos a obra “Children of the world” do artista pop Romero Francisco da Silva Britto.
Romero Britto na infância começou a demonstrar grande interesse e talento pelas artes, gostava de pintar em jornal e papelão. O artista plástico pernambucano é considerado um ícone da cultura popular moderna, sendo um dos mais premiados artistas da atualidade. Sua arte tem cores vibrantes e traços fortes, elementos da pop art e do Cubismo.
Para tanto a turma usou: tecido, massa corrida, Eva, tinta e muita alegria com as cores.
Os artistas: Camily, Davi Libório, Eduarda, Enzo, Guilherme B, Miguel

“Sentindo o mundo”, do Maternal I
 Depoimento da professora Madalena

A turma do Maternal I iniciou o projeto ‘Sentindo o mundo’, visando estudar os 5 sentidos. Aprenderam sobre o TATO, o sentir com as mãos. Sentiram o áspero, liso, quente, frio, fino, grosso, macio e duro. Com o sentido PALADAR, sentiram o gosto de alguns alimentos salgados e doces.
A obra representa o sentido TATO e o PALADAR. Os alunos escolheram uma cor e desenharam livremente na tela com uso de tinta e pincel. Após a professora desenhou o contorno das mãos de cada um sobre o seu próprio desenho. Para finalizar a professora colou os objetos representando cada sensação.
Sophia: desenhou uma árvore com a cor rosa - salgado
Kauê: desenhou uma aranha com a cor azul forte - quente
Felipe: desenhou uma aranha com a cor amarela - macio
Pedro: desenhou um bicho com a cor vermelha - grosso
Emanuele: desenhou um bicho com a cor roxa - liso
Pietra: desenhou uma laranja com a cor laranja - doce/frio
Arthur: desenhou um bicho com a cor verde claro áspero
  Estela: desenhou uma flor com a cor azul fraco - fino

"Água: essência da vida", do Berçário II (tarde)
 Depoimento da professora Giliane

Com o objetivo de incentivar as crianças sobre a importância da água para o nosso planeta estudamos para que ela serve e como preservá-la. Na obra representamos o que aprendemos através das experiências diárias com o uso da água, como por exemplo: fazer gelatina, formar cubos de gelo, dar banho em bonecas e até mesmo pintar e como a tinta se transforma em contato com a água. Foram experiências marcantes e significativas para os alunos, que levarão para a vida diária os ensinamentos pondo em pratica ações de sustentabilidade com o meio ambiente.
Os artistas:
O planeta: Artur G.
As mãos: Lucas T. e Julie
As árvores: Nícolas, Beatriz, Geovanna
A nuvem: Lucas R.
A chuva: Fernanda e Arthur Maciel
Continentes: Eron


"Amo meu mundo", do Berçário I
 Depoimento da professoraTanara

Com o projeto anual da escola “Amo meu mundo por isso cuido dele”, estamos aprendendo a cuidar do meio ambiente, e para registrar o símbolo do mesmo decidimos desenhá-lo na tela e torná-lo uma obra em prol da natureza. Primeiro fizemos o fundo, depois a professora passou massa corrida e fez o desenho, em outro momento após a secagem os alunos pintaram com o auxilio da professora explorando materiais como pincel, esponja, escova de dente e as próprias mãos. Para dar o acabamento a professora contornou com tinta preta e passou o verniz.
Os artistas:
Valentina, Augusto e Isabella ajudaram a pintar o fundo com pincel; 
Miguel pintou o mapa com esponja:
Manuela pintou o mar com escova de dente;
Larissa, Julia e Maria pintaram as setas com o dedo.

"Quem sou eu", do Maternal (manhã)
 Depoimento da professora Juliana

 A turma Maternal Manhã realizou esta tela pensando no nosso projeto: “Quem sou eu”. Os objetivos principais desse projeto são familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e possibilitar que a criança construa sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações e atividades que realizamos ao longo deste período. Utilizamos o espelho para representar na obra a imagem de nós mesmos, do nosso corpo, de quem somos, pois ao se olharem refletidas as crianças podem identificar seus traços e comparar sua aparência, como a cor dos olhos, da pele, do cabelo, o rosto arredondado ou fino, e todas as outras marcas que pode haver, reconhecendo assim quem ela é. Temos também como identificação, as digitais de cada um dos alunos visíveis no espelho. Foi um trabalho realizado de maneira gradativa e o resultado final ficou belíssimo!
Os artistas: Ingrid, Mariana, Felipe, Miguel F., Pedro, Sophia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário