INFORMATIVOS 2013

 
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RECANTO DA ALEGRIA
Informativo do mês de novembro de 2013
“O segredo para viver em paz com todos consiste na arte de compreender cada um segundo a sua individualidade”. (Federico Luis Jahn)
Senhores responsáveis:
Ø  Gostaríamos de agradecer o empenho daqueles que realmente se envolveram, tanto na realização das tarefas quanto nas arrecadações, da 6ª Gincana da Criança. Os alunos e as educadoras, a cada prova, demonstravam grande esforço. Parabéns aos pais que enviaram as provas e valorizaram a vida escolar do seu filho, é muito bom poder contar com a parceria de vocês. Vieram vários brinquedos que os alunos já estão usufruindo. Mais uma vez o nosso ‘muito obrigada’.
Ø  Pedimos aos pais que ainda não enviaram o PARECER DESCRITIVO do primeiro semestre favor o façam o quanto antes, pois no próximo mês será a entrega do parecer do segundo semestre e não podemos deixar para organizá-los na última hora.
Ø  A culinária deste mês acontecerá no dia 29 com a nutricionista Crislei. E a pesagem dos alunos será no dia 06/11 - quarta-feira.
Ø  Pedimos aos pais que ao ler a agenda dos filhos assinem que estão cientes do conteúdo escrito pelas professoras e dos bilhetes colados.
Ø   O uso do uniforme é obrigatório (completo - peça de baixo e de cima). Sigam essa Norma, aprovada pelo Conselho Escolar, para evitar constrangimentos desnecessários para ambas as partes. É nos pequenos detalhes e no exemplo que ensinamos diariamente as crianças.
Ø  Favor enviar protetor solar (identificado) na mochila. As professoras têm deixado para ir ao pátio no final da tarde, mas mesmo assim o sol ainda está forte. Mandar também pente/escova (identificado) para evitar trocas e problemas com piolhos.
Ø  REUNIÃO
Conforme o calendário escolar foi agendado uma reunião com os pais neste mês, para o dia 21/11, quinta-feira, às 18h45min. Pedimos que se possível, busque seu filho um pouco mais cedo, pois temos vários assuntos para tratar nessa reunião. Certamente a escola complementa a ação da família, logo, a presença dos responsáveis é muito importante para o sucesso desta parceria. Confirme presença para organizarmos o espaço. Nº pessoas: ___  Não falte. Sua opinião é muito importante.
Ø  REMATRÍCULA - Estamos organizando as turmas para o próximo ano letivo e precisamos saber o número exato de alunos. Favor confirmar:
(  ) frequentará a Recanto da Alegria em 2014               (  ) não frequentará
A família que não efetuar a rematrícula não garante a vaga, sendo que a mesma estará sujeita a disponibilidade de acordo com o número de alunos por turma determinado pelo Conselho Municipal de Educação. Dúvidas, entrar em contato com a direção. Providenciar:
v Cópia atual da carteira de vacinação,
v Cópia do comprovante de residência (em caso de troca de endereço)
v 2 fotos 3x4 do aluno.
v R$ 60,00 novembro ou R$ 80,00 dezembro
IMPORTANTE: a rematrícula só será efetivada após a entrega das cópias, da ficha de atualização dos dados e do contrato assinado e mediante o pagamento do valor.
 

DATAS IMPORTANTES

ANIVERSARIANTES

02/11 – Finados (feriado)

12/11 – Dia do diretor de Escola

15/11 – Proclamação da República (feriado)

19/11 – Dia da Bandeira

22/11-Dia do músico                                                      

11/11 – Miguel C.- Maternal I

 
AVALIAÇÃO:
Gostaríamos que avaliassem a Mostra Multicultural e a Gincana, ou relatassem outros aspectos que considerem importantes para a melhoria do  nosso trabalho.
Pontos positivos:_________________________________________________________________________
Pontos negativos:________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
Sugestões: _____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
 Equipe Escolar Recanto da Alegria
Escola de Educação Infantil Recanto da Alegria
Informativo do Mês de Outubro de 2013
“Se você tiver confiança, sempre encontrará um meio de vencer”. (Carl Lewis)
Senhores responsáveis:
·         A Mostra de Dança “O Circo Encantado” da turma de Ballet será no dia 23 de novembro às 19h na Escola Sagrado Coração (Rua: Henrique Scharlau, 341 – São Leopoldo), o ingresso será de R$5,00. As alunas interessadas devem se inscrever com antecedência, o valor da inscrição é de R$ 20,00 e tem direito a 1 ingresso.
·         Informamos aos pais que a escola não terá mais remédios para febre na farmacinha da escola, sendo assim precisam enviar na mochila o medicamento que seu filho usa para ser medicado caso seja necessário.
·         A culinária deste mês será realizada no dia 01/11 devido à festa das bruxas e da gincana.
·         Gincana da Criança
Começará dia 01 de outubro, terça-feira a XI Gincana da Criança. Ela acontecerá durante todo o mês de outubro com objetivo de integrar a comunidade através das brincadeiras/provas para os alunos e das charadas/ atividades para os pais. Como em todo jogo, há o espírito competitivo, porém nosso intuito maior é fazer com que o vínculo entre a Escola e a Família se intensifique e também trazer benefícios aos nossos alunos.
A formação das equipes será feita por turmas, isto não prejudica as equipes, pois a pontuação será individual e as provas ficam mais específicas para cada faixa etária.
A pontuação ocorrerá como no último ano: mesmo que os alunos estejam fazendo parte de uma equipe, seus pontos serão contabilizados individualmente para a premiação final. Essa forma de organização foi sugerida pela comunidade em virtude de que havia grande empenho de alguns participantes da equipe vencedora e mesmo assim todos ganhavam prêmio e os que se empenhavam em outras equipes não eram reconhecidos.
O saldo total de pontos da semana poderá ser acompanhado no mural ou com a professora líder da equipe. Fiquem atentos às agendas e ao blog da escola WWW.escolarecantodaalegriablogspot.com, já que as provas serão enviadas através destes meios.
O prêmio para os vencedores (10 alunos com maior pontuação) será surpresa.
Fazemos a arrecadaçãode alguns itens para a utilização dos alunos nas salas. Estes podem ser enviados em qualquer dia.

ITENS

PONTOS

ITENS

PONTOS

Brinquedos usados em bom estado

50 a 500

DVD (desenho animado) lançamentos a partir de 2012

100

Jogo em madeira

100

Bola media ou grande

300

Livros de histórias infantis

50 a 100

Carrinhos pequenos

150

Fantasias infantis

50 a 100

Poltrona de amamentar usada

1500

Caixas decoradas (de papelão)

100

Motoca usada

500

Chocalhos

50

Material escolar (jogo de giz de cera, jogo de canetinha, jogo de lápis de cor)

150

Brinquedos musicais

100

Carrinhos de bebê em bom estado

1000
Todos os itens devem ser previamente selecionados e listados antes de serem enviados para a escola.
Dos dias 17 e 18 de outubro, teremos a nossa Mostra Multicultural com a exposição dos trabalhos realizados pelas turmas, na qual os próprios alunos apresentarão as suas produções. Organize-se para prestigiar o seu filho e traga seus familiares, pois cada um que comparecer beneficiará o aluno com 100 pontos.
O encerramento acontecerá no dia 31/10, sexta-feira, à tarde, com a festa das Bruxas. Nesta, todos os alunos que vierem fantasiados pontuarão 200 pontos. Também passeamos nas casas do quarteirão da escola pedindo doces ou fazendo travessuras (que não são bem travessuras, são apenas músicas cantadas pelos alunos). Os pais que vierem fantasiados buscar seus filhos neste dia receberão 200 pontos.
Para confraternizar os alunos deverão trazer: Berçário I ficará encarregado do suco de caixa de 1litro e o Berçário II doces , o Maternal I e o Maternal II dos salgados. Lembrando que os pratos devem vir prontos para servir.
Desde já agradecemos o empenho das famílias.

ANIVERSARIANTES                

DATAS COMEMORATIVAS

06/10 - Matheus – Berçário II

12/10 – Dia de Nossa Sra. Aparecida e Dia da Criança

09/10 - Sara – Berçário I

14/10 – Feriado do dia do professor, conforme sindicato da categoria.

11/10 – Rafaela – Berçário I

15/10 – Dia do Professor (Trabalho normal)

23/10 – Júlia Machado – Maternal I

29/10 – Dia do Livro

28/10 – Estela – Maternal II

31/10 – Dia das Bruxas
Lembramos que conforme calendário escolar no dia 14 de outubro a escola não abrirá, pois segundo sindicato dos professores o feriado do dia 15 foi transferido. Já no dia 15 de outubro aula normal.
FESTA DE NATAL: precisamos nos organizar para a festa de natal da escola, então faremos uma enquete com os locais disponíveis, os valores, datas e atrativos. Estas informações estarão mais detalhadas no mural da escola. Enviar até 04/10 pois precisamos reservar as datas o quanto antes.
Nome do aluno:__________________________________turma:___________________
OPÇÃO DE ESCOLHA:
(  ) Opção 1: Inflável Park- (Espaço 1) – Av. Nações Unidas nº 2851 – Rio Branco – Novo Hamburgo
(  ) Opção 2: Inflável Park –  (Espaço 2) – Rua Arno Henrique Berwanger, 150 - Rondônia - Novo Hamburgo
(  ) Opção 3:Kaboom Festas –  Rua : Rincão Nº1795 -  Rincão (Novo Hamburgo/Estância Velha)
(  ) Opção 4:Yelow- Av. Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, Nº 1010 - Ideal – Novo Hamburgo
(  ) Opção 5:Escola Recanto da Alegria
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RECANTO DA ALEGRIA
Informativo do mês de setembro de 2013
"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
(Paulo Freire)
Senhores responsáveis:        
·  Preparem-se! Logo estaremos em outubro, mês da Criança e de Gincana na Escola. Estamos elaborando ótimas provas tanto para os pais quanto para os alunos. Aguardem!!!
·  CULINÁRIA – Acontecerá no dia 27 de setembro, sexta-feira com a presença da Nutricionista Crislei.
·  Nosso tradicional Chá/ Bingo não acontecerá este ano devido à falta de local adequado, pois onde sempre utilizávamos foi interditado pelos bombeiros e outros locais não ofereciam o custo acessível ao orçamento da escola previsto para o evento.
·  No dia 1° de setembro, a Escola Recanto da Alegria completa 10 anos estando muito feliz de poder fazer parte da história de vida das crianças que aqui estão e que por aqui já passaram. Vários dos nossos pequenos estão bem grandes, frequentando o Ensino Fundamental, sendo que muitos mantêm contato ainda, o que para nós é uma grande alegria. Felicitamos as professoras que seguem nessa caminhada com a escola. Esperamos continuar ‘crescendo’ e contando com o apoio de todos vocês, pais, alunos, familiares, professoras e amigos para fazer a diferença. Parabéns Recanto da Alegria!!! Durante a semana de aniversário da escola serão realizadas atividades para festejar com os alunos:

02/09 segunda-feira

03/09 terça-feira

04/09 quarta-feira

05/09 quinta-feira

·  Brincadeiras coletivas (corrida do saco, túnel, goleirinha)

·  Cineminha com pipoca.

·  Pinturinha no rosto.

 

· Hora do conto com a Jane Michels.

· Lanche coletivo: os alunos trazem um lanche de acordo com o cardápio para compartilhar com os colegas.

· Festa à fantasia: os alunos podem vir com suas fantasias de casa, usar a criatividade e compor uma personagem com o que a imaginação mandar.
 

   ANIVERSARIANTES

06/09 – Augusto - BII                           

16/09 – Bruno - BII                                                              

DATAS COMEMORATIVAS

07/09 - Dia da Independência (feriado)

20/09 - Revolução Farroupilha (feriado)

21/09 - Dia do Idoso e Dia da Árvore

25/09 - Dia Nacional do Trânsito   
Lembretes:
·         Os ovos enviados para o lanche devem vir cozidos e descascados.
·         As roupas emprestadas pela escola devem retornar o quanto antes, pois precisamos utilizar em emergência para outros alunos. Lembramos que deve vir sempre na mochila uma muda de roupa completa como reserva.
Projeto eu vivo o presente, mas penso no futuro:
“Não devemos contentar-nos em falar do amor para com o próximo, mas praticá-lo.” (Albert Schweitzer)
·         Estamos fazendo uma campanha de arrecadação de donativos para as famílias atingidas pela enchente. Os principais itens que estão pedindo são: colchões, cobertores, roupa de cama, produtos de limpeza e higiene, alimentos. Móveis também podem ser doados, o telefone para coleta é (51)35949999.
Vamos trabalhar a caridade e a solidariedade e ajudar com o pouco que temos, pois para quem precisa, esse pouco é tudo o que eles precisam no momento.
Enquete:
Alguns pais questionaram sobre a continuação das aulas de música com a professora Ane que proporcionou algumas aulas de forma voluntária na escola no início do ano. A professora se disponibilizou a vir, e repassou seu custo, que ficaria R$ 8,50 por criança. Estamos enviando esta enquete para saber quantos pais autorizam seus filhos a participar, sendo que se a maioria optar por realizar as aulas todos os alunos irão participar e o custo repassado a cada família.
(  ) realizar as aulas de música                                       (  ) não realizar as aulas de música
Agradecemos a compreensão e colaboração, Equipe Escolar Recanto da Alegria.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RECANTO DA ALEGRIA
Informativo do mês de Agosto de 2013
”É necessário que o mundo depois de ti seja algo melhor porque tu viveste nele”. Stanley
 
Senhores responsáveis:                                                                                                                               
·         Agradecemos a todos os avôs e familiares que se fizeram presentes no VI ENCONTRO DOS AVÔS. Aproveitamos o momento para convidá-los a vir à Escola para ensinar algo aos nossos pequenos. Venham expressar a sabedoria de vocês contando alguma história, tocando algum instrumento, realizando uma receita, como quiserem. Saibam que estamos de portas abertas para recebê-los, basta combinar com as professoras.
·         A entregado PARECER DESCRITIVO do primeiro semestre será no dia16 de agosto com reunião às 18:30 sua presença é muito importante, este é um momento de avaliação do primeiro semestre e de apresentar as propostas para o segundo semestre, bem como de troca entre as famílias e a escola.
·         Devido à faixa etária, ao desenvolvimento e à qualidade de atendimento aos alunos, alguns passaram para a próxima etapa.
·         CULINÁRIA – Acontecerá no dia 30 de agosto, sexta-feira com a presença da Nutricionista Crislei.
·         Favor mandar sempre uma MUDA DE ROUPA na mochila, mesmo para os maiores, pois podem acontecer “acidentes”.
·         Pedimos aos pais que atualizem a RECEITA MÉDICA de seu filho, para que possamos medicá-los quando necessário caso contrário os próprios pais deverão vir à escola para dar o remédio.
·         O uso do uniforme é obrigatório (completo - peça de baixo e de cima). Siga essa Norma, aprovada pelo Conselho Escolar, para evitar constrangimentos desnecessários para ambas às partes. É nos pequenos detalhes e no exemplo que ensinamos diariamente as crianças.
·         Aqueles alunos que dormem na Escola, mesmo que seja só um soninho à tarde, precisam trazer lençol, fronha e travesseiro identificados.
·         Lembramos que toda segunda-feira deve ser enviado o leite para quem toma mamadeira e para quem gosta de comer com Sucrilhos. Na quinta-feira os ovos devem vir descascados. 
·         O bebê da professora Grasiela nasceu no dia 04/07,é um menino e da professora Madalena no dia 17/07 e também é um menino, todos estão passando muito bem. Parabéns professoras e saúde aos bebês.
 

ANIVERSARIANTES

DATAS COMEMORATIVAS

06/08 - Kauê - MII                                                                      

11/08 – Dia do Estudante           

09/08 - Manuela- MI

12/08 – Dia dos Pais

10/08 - Isadora - BI

22/08 – Dia do Folclore e do Pedagogo

16/08 - Arthur, Pietra e Emanuele -MII

25/08 – Dia do Soldado

20/08 - Luísa - BII

31/08 – Dia da Nutricionista
FESTA DOS PAIS - Para comemorarmos esta data, organizamos uma confraternização para os papais (pois infelizmente não temos grande espaço para acomodar todas as pessoas das famílias) que acontecerá na Escola, no dia 09/08, sexta-feira, pontualmente às 18h. Nesse dia, os alunos ficam direto na escola para esperar o seu papai para as apresentações e brincadeiras programadas.
Pensamos num presente bem legal para o papai e já estamos preparando, mas precisamos que as mamães enviem o valor de R$ 10,00; impreterivelmente até o dia 05, segunda-feira.
Favor confirmar presença: O papai participará? (  ) Sim    (  ) Não   
AVALIAÇÃO:
Gostaríamos que avaliassem a Festa dos Avós, ou relatassem outros aspectos que considerem importantes para a melhoria do nosso trabalho.
Pontos positivos:______________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
Pontos negativos:______________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
Sugestões: ___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________                                          
Agradecemos a compreensão e colaboração, Equipe Escolar Recanto da Alegria.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RECANTO DA ALEGRIA
Informativo do mês de julho de 2013
“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos alcançaremos a realização de nossos propósitos.”
Bezerra de Menezes
·         Agradecemos a todos aqueles que se fizeram presentes no 10° arraial da Recanto da Alegria. Aproveitamos este momento para relembrar que desde o começo de nossa prática, nos mobilizamos para proporcionar as famílias estes momentos de integração com o intuito de formar parcerias para qualificar o trabalho educativo. A escola reconhece o comprometimento das professoras e funcionárias, dos familiares que se empenharam para tornar o evento possível. 
·         Parabéns aos caipiras do concurso, em primeiro lugar na categoria feminina, venceu a aluna Estela com 700 votos e na categoria masculina quem levou o prêmio foi o Lucas Renato com 200 votos.
·         Quem desejar as fotos, favor enviar um pendrive para que possamos salvá-las.
·         A pesagem dos alunos e a  culinária serão no dia 26/07 sexta-feira . Nos dias de culinária, favor mandar o ingrediente e não o dinheiro para comprá-lo, uma vez que não temos na escola ninguém disponível que possa sair para fazer isso.
·         A entrega do parecer descritivo do aluno acontecerá no dia 11/07, quinta-feira às 18h15min com reunião individual das turmas. Devido à faixa etária, ao desenvolvimento e à qualidade de atendimento aos alunos, alguns passarão para a próxima etapa. Estes permanecerão nas turmas até o final do semestre letivo (dezembro) para que seja possível realizar um trabalho contínuo e no ritmo adequado.
·         A entrada dos alunos no período da manhã acontece até às 9h para não prejudicar a rotina das turmas. Não será permitida a entrada no turno da manhã após este horário, exceto por motivo de consulta médica ou similar, com comunicação desta previamente. Lembramos que o descanso e a alimentação equilibrada são necessários para o pleno desenvolvimento das crianças.
 PROJETO “Eu Vivo no Presente, mas Penso no Futuro”, na Campanha do Agasalho Infantil.
Este ano a campanha tem como foco principal a arrecadação de roupas infantis com o tema:
“Frio não é brincadeira. Lembre-se das crianças”. Roupas de adulto não servem para elas”.
Queremos sensibilizar nossos alunos fazendo com que eles doem suas roupas de inverno, que não servem mais, para as crianças carentes que precisam e não tem condições de comprar.
“É importante frisar que pensem principalmente na qualidade das peças e não simplesmente na quantidade”,
Vamos fazer a nossa parte e ser solidários ajudando ao próximo e aquecendo os corações.
 CHÁ DOS AVÔS - É com grande alegria que convidamos aos vovôs e vovós para participar do VI Encontro dos Avôs, no dia 25 de julho, quinta-feira, às 17h e 30min na escola. Os alunos estão preparando apresentações e é um bom momento para apreciar os saberes dos seus netos incentivando-os a continuar se empenhando no processo de aprendizagem. É também a oportunidade para vocês, avôs, mostrarem os seus dotes culinários, então cada família poderá trazer um prato para confraternizarmos no chá que será servido.
Favor confirmar presença para que possamos nos organizar.
Participarão ______ (nº) adultos.
Queremos prestigiá-los nesta data tão especial. Não faltem!

ANIVERSARIANTES  

DATAS COMEMORATIVAS

04/07 – Joaquim BI

20/07 – Dia do Amigo

06/07 – Laura BI

26/07 – Dia da Avó

10/07 – Arthur Bernardes- BI 

 

23/07 – Prof.ª Jaíza

 
 AVALIAÇÃO:
Gostaríamos que avaliassem a Festa Junina, ou relatassem outros aspectos que considerem importantes para a melhoria do  nosso trabalho.
Pontos positivos:______________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
Pontos negativos:______________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
Sugestões: ___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________                                          
Equipe Escolar Recanto da Alegria
 
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RECANTO DA ALEGRIA
Informativo do mês de junho de 2013
"...educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência". ("Pais brilhantes, Professores fascinantes" - Augusto Cury- disponível na escola para retirada)
 Senhores responsáveis:
·         Agradecemos a presença dos pais e familiares na nossa Feira Literária, somente com este incentivo as crianças irão aprender a gostar dos livros e das grandes aventuras que eles proporcionam. Lembramos que a sacola literária deve vir nos dias de retirada de livro para podermos enviar o mesmo dentro dela evitando assim estragos causados pelo transporte.
·         Depois de um tempo sem conseguir acesso ao blog da escola conseguimos novamente postar fotos das atividades realizadas. Pedimos que as família acessem, se cadastrem e deixem recadinhos para nós.
·         A CULINÁRIA será dia 28 de junho, sexta-feira, com comidas típicas das festas juninas.
·         Conforme Contrato de Prestação de Serviço, nesse mês, haverá o reajuste anual da mensalidade, sendo o valor do repasse fixado em 7% (ver circular de justificativa no mural). As atividades extracurriculares permanecem com o mesmo valor.
·         O uso do UNIFORME é obrigatório (completo - peça de baixo e de cima). Pedimos a gentileza de seguirem essa Norma, aprovada pelo Conselho Escolar, para evitar constrangimentos desnecessários para ambas as partes. Lembrando que é nos pequenos detalhes e no exemplo que ensinamos diariamente as crianças.
·         Não esqueçam de colocar nome em TODOS os pertences dos alunos e favor informar a professora caso vá na mochila algum item que não seja do seu filho. Tem acontecido trocas e extravios, o que gera desconforto e inconvenientes para ambas as partes.
·         Favor mandar sempre uma MUDA DE ROUPA na mochila, mesmo para os maiores, pois podem acontecer “acidentes”.
·         Sentimos muito pelas adaptações de professoras que estamos tendo recentemente. Sabemos o quanto é delicado este momento, mas afirmamos que a Escola está buscando fazer o melhor para o bem estar dos alunos.
·         REUNIÃO: convidamos os pais da turma Maternal II para uma reunião no dia 07/06 às 18h para discutir assuntos importantes referente aos alunos e apresentação da nova professora.
 FESTA JUNINA. OBAAAAA !!!
Neste  ano nossa festa acontecerá na escola apenas para os alunos pois o local onde realizávamos o evento está indisponível e fica inviável alugar outro local devido ao alto custo dos aluguéis. Estamos dando início à programação junina, e neste mês, os trabalhos estarão voltados a este tema.  Na semana do dia 24 a 28 de junho realizaremos atividades típicas como: pescaria, boca do palhaço, danças, teatro caipira e culinária típica. Para isto pedimos que enviem o valor de R$ 5,00, pois conforme decidido em reunião os pais acham melhor repassar o valor e a escola se responsabiliza por comprar os itens necessários.
Na sexta-feira dia 28/06 às 18h faremos uma (breve) confraternização com os pais, com comidas típicas e a divulgação do CASAL CAIPIRA com as premiações para os mesmos. Para que seu filho (a) participe, enviaremos a cartela de votos do concurso. Cada voto custa R$ 0,10; a colocação poderá ser acompanhada no mural. Teremos danças, brincadeiras e muitas guloseimas.
 

DATAS COMEMORATIVAS

ANIVERSARIANTES

05/06 – Dia da Ecologia e Meio Ambiente

12/06 – Dia dos Namorados

13/06 – Dia de Santo Antônio

24/06 – Dia de São João

29/06 – Dia de São Pedro      

09/06 - João Pedro  - MI

14/06 - Nícolas MI

15/06 - Sophia - MII

18/06 - Felipe – MII

 27/06 - Miguel F. - MII

 30/06 - Profª Giliane MI
 AVALIAÇÃO:
Gostaríamos que avaliassem os eventos realizados (Carnaval, Páscoa, Feira literária e festa das mães), ou relatassem outros aspectos que considerem importantes para a melhoria do nosso trabalho.
Pontos positivos:__________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
Pontos negativos:_________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
Sugestões: _____________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________                                                          
Equipe Escolar Recanto da Alegria
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RECANTO DA ALEGRIA
Informativo do mês de Maio de 2013
“O prazer de fazer o bem é maior do que o de recebê-lo.” (Epicuro, filósofo grego) Nessa frase se resume a grandeza das mães.

Conforme Contrato de Prestação de Serviço, no próximo mês (junho), haverá o reajuste anual da mensalidade.
Os pais que precisam de uniformes de inverno podem solicitar com antecedência para a confecção  Art uniformes (End: R. Aracaju, 314 – Boa Vista - Fone: 81685810 e 35828170 com Fabiane), pois o frio se aproxima e demora um pouco para entregar.
Também na Art uniformes podem ser encomendadas as camisetas do projeto “Eu vivo o presente, mas penso no futuro” que podem ser usadas como uniforme da escola. Podem ver o modelo no mural ou na secretaria da escola.
Pedimos aos pais que ao ler a agenda dos filhos assinem que estão cientes do conteúdo escrito pelas professoras e dos bilhetes colados, respondendo-os e questionando quando necessário.
NUTRIÇÃO: A nutricionista Crislei virá no para o próximo dia 10/05, sexta-feira para fazer a pesagem dos alunos. A culinária deste mês acontecerá no dia 25 (sexta-feira).
3ª FEIRA LITERÁRIA DA RECANTO DA ALEGRIA – 2013
“Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar”. Castro Alves
Acreditando que o gosto e o hábito da leitura deve se desenvolver na infância, a escola incentiva os alunos permitindo a retirada de livros semanalmente e para reforçar este habito saudável e tão pouco valorizado pela sociedade a escola promoverá a 3ª Feira Literária da Recanto no período de 06 a 10 de maio de 2013. Será uma semana inteira de atrações para a família e com dedicatória às mamães já que estas também serão homenageadas.Teremos como atrações:
Contação de histórias aberto ao público (pais e familiares) diariamente às 17h30min.
Venda de livros todos os dias.
Presença de contadores de história e autores de livros infantis.
Cadastro gratuito ‘Clube da Leitura’, para alunos que ainda não são cadastrados.
Sacola literária: lembrança da feira para ser utilizada na retirada de livros semanais pelos alunos.
Contamos com a presença de todos para apreciar as histórias. Também convidamos às pessoas que tem este dom para compartilhá-lo conosco contando uma história, basta nos avisar o dia e hora que poderá comparecer.
Cronograma de apresentações da Feira Literária

06/05   Professora Giliane e Elenir   Hora de dormir Fred! - Catherine Walters
07/05   Professoras Roberta e Grasiela        Pais e mães – Nelson Albissú
08/05 Homenagem para as mães     Jane Michels - Autora Convidada
Professoras da Recanto        História Surpresa para as mães.
10/05   Professoras Madalena e Jaíza,
Nutricionista Crislei    Menina bonita do laço de fita – Ana Mª  Machado
Chapeuzinho Vermelho - adaptação
FESTA DAS MÃES  
Em comemoração a esta data tão importante, programamos uma confraternização no dia 08/05, quarta-feira, pontualmente às 17h30min, na escola. Pedimos que confirmem presença até 04/05, para que possamos nos organizar. Geralmente os papais não participam deste momento, pois nosso espaço é pequeno e eles terão seu momento especial em agosto. Os alunos e as profes já estão providenciando a recordação da mamãe. As mães não terão que preocupar-se em providenciar um prato, pois isso ficará por conta da escola como combinado em reunião no ano de 2012. Os alunos dos projetos Capoeira e Ballet devem trazer suas roupas, pois haverá apresentação. Recado para o papai: para providenciarmos a recordação da mamãe, a compra dos comes e a sacola literária, precisamos que enviem o valor de R$ 15,00 até 04/05. Participarei        (  ) SIM           (  ) NÃO
DATAS COMEMORATIVAS:           
01/05 - Dia do Trabalhador – feriado
09/05 – Ascensão do Senhor – feriado
12/05 – Dia das Mães 
30/05 – Corpus Christi – feriado
31/05 – ponte                                                         
ANIVERSARIANTES:
14/05 – profe Sandra
24/05 – Lucas Renato – MI

Equipe Escolar Recanto da Alegria


ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RECANTO DA ALEGRIA
Informativo do mês de Abril de 2013
"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"  Autor desconhecido
 
Senhores Responsáveis: Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer o empenho dos pais na venda dos números da Ação entre Amigos de Páscoa. Conseguimos arrecadar R$ 705,00 sendo que tivemos R$176,00 de despesas, ficando com um lucro de R$ 529,00 que será destinado à compra de novos brinquedos paras as turmas. As ganhadoras das cestas foram: 1º lugar -  694 - Margarida (mãe da aluna Estela - MII) e 2º lugar – 385 - profe Madalena. A aluna que vendeu mais foi a Estela do MII.  Relembrando, dia 05 de abril, sexta-feira, é o aniversário de emancipação de Novo Hamburgo, portanto será feriado escolar.
Palestra: Convidamos a todos os pais e responsáveis para uma palestra com a nutricionista Crislei no dia 18/04 ás 18h45min aqui na escola com o Tema: “Nutrição e qualidade de vida”, este será um momento de esclarecimento sobre a alimentação e alimentos saudáveis e sua importância para a saúde.
Passeio: No dia 17 de abril, quarta-feira, à tarde iremos a Biblioteca Pública Machado de Assis e ao Corpo de Bombeiros. Todas as turmas participarão. Sairemos da escola pontualmente às 14h e retornaremos até às 17h. O valor do passeio é R$ 5,00 (transporte). Os alunos deverão levar lanche de pacote ou em pote identificado para fazermos o piquenique lá. Caso chova ocorrerá normalmente pois o ambiente é fechado. Neste dia não haverá atendimento na escola para os alunos não autorizados.
PROJETO ANUAL: “Eu vivo o presente, mas penso no futuro”
Justificativa:
Pensando em como podemos tornar nossos alunos em agentes transformadores de seu próprio futuro criamos um projeto que buscará resgatar valores éticos e morais tanto dentro da escola quanto na família, pois quando exercemos estes valores estamos cooperando para uma convivência harmônica entre os indivíduos e consciente em relação ao consumo de bens extraídos do ambiente em que vivem. Dentro deste enfoque  o amor, a educação, a diversidade, a família, a coletividade, a humanidade, a ética, o respeito, a solidariedade e a cidadania são temáticas prioritárias das ações coletivas, construindo a partir do que se sabe e da realidade de que se têm indivíduos capazes de serem bons cidadãos e que principalmente sejam capazes de exercer os referidos valores, visando à redução da violência em geral, da indisciplina, da intolerância e a valorização da vivência em grupo.
Objetivo geral:
Envolver alunos, professores e pais no cotidiano da escola e buscando parcerias com órgãos públicos para resgatar valores, relacionados à ética e a cidadania através de um trabalho articulado voltado para a reflexão sobre os princípios éticos e morais na escola, com o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade e respeito mútuo possibilitando situações para que os alunos possam desenvolver os valores humanos existentes no presente e adquirindo-os e cultivando-os para o futuro, participando e agindo, dentro de uma moral e ética responsável contribuindo para a relação verdadeira permeada por princípios morais.
Os pais poderão acompanhar nas agendas as atividades, solicitações e convites referentes ao projeto para enfatizar o assunto em casa e enviar os itens solicitados para o andamento das atividades em sala de aula.
ANIVERSARIANTES:         
01/04 - Lucas T./ Maternal II
07/04 - Fernanda / Maternal II
15/04 - Julie / Maternal I      
21/04 - Beatriz / Maternal I
25/04 - Maria Luiza / Berçário I
25/04 - Tia Sandra
       DATAS COMEMORATIVAS:
05/04 – Aniversário Novo Hamburgo (feriado escolar)
07/04 – Dia Mundial da Saúde
19/04 – Dia do Índio                                             
21/04 – Tiradentes                                      
Equipe Escolar Recanto da Alegria


Escola de Educação Infantil Recanto da Alegria
Informativo de Março 2013
"A gente leva da vida a vida que levamos." Barão de Itararé
 
Senhores responsáveis:
O Baile de Carnaval estava muito divertido. Os alunos pularam faceiros as marchinhas, com muita espuma e confetes. Desfilaram e fotografamos nossos pequenos e suas belas fantasias. As fotos já estão disponíveis na secretaria, é só enviar o pendrive.
As aulas de culinária serão mensais, sempre na última sexta-feira à tarde. Então em março, teremos em 22/03 com o acompanhamento da nutricionista Crislei. Avaliação antropométrica dos alunos maiores de um ano de idade ocorrerá dia 01/03. Esclarecimento para os pais dos alunos novos: enviamos um bilhete na agenda solicitando um dos ingredientes da receita, com alguns dias de antecedência. No dia da culinária não precisa mandar lanche. Cada turma (MI e MII) prepara um prato e os alunos provam o que foi feito. Aproveitamos para convidar os familiares a vir mostrar seus dotes realizando uma receita com o grupo.
Todos os pertences dos alunos deverão vir identificados. Não temos como nos responsabilizar por itens sem nome.
Lembramos que o projeto de Capoeira ocorre nas quintas-feiras com o valor reajustado de R$20,00 (se houver mais alunos o valor poderá diminuir) e o projeto de Ballet nas terças-feiras com o valor reajustado de R$30,00. As inscrições podem ser feitas na secretaria da escola.
A agenda escolar é um importante meio de comunicação entre a escola e a família, sendo assim pedimos aos pais que ao ler a agenda dos filhos assinem que estão cientes do conteúdo escrito pelas professoras e dos bilhetes colados, também escrevam os recados importantes como medicação e seus horários, horários de médico se precisarem sair mais cedo, febres e o horário de medicação em casa, para que as professoras saibam como proceder. As turmas do MI e MII nem sempre terão recados todos os dias, apenas quando houver fatos que merecem mais destaque.
Brinquedo de casa: Solicitamos que seja enviado brinquedo apenas sexta-feira, que é o dia estipulado e os alunos podem trocar e emprestar o que trazem aos colegas. Também que o mesmo venha identificado para evitar perdas e trocas.
Devido à saída de vários alunos da turma do Jardim (4 a 6 anos) passaremos a atender os alunos em turma unificada (3 a 5 anos) de acordo com orientação do Conselho Municipal de Educação, a professora Elenir ficará como titular da mesma, com quem os alunos já possuem um vinculo evitando assim maiores mudanças para eles. Sentimos muito pelas adaptações de professoras que estamos tendo recentemente. Sabemos o quanto é delicado este momento, mas afirmamos que a Escola está buscando fazer o melhor para o bem estar dos alunos.
Temos uma novidade em nossa equipe escolar: a professora Sandra que auxiliará a turma do Berçário I. Seja bem-vinda profª!
PÁSCOA
Rifa de Páscoa:  Estamos lançando uma ‘ação entre amigos’ de duas cestas com chocolates. Temos como objetivo a arrecadação de fundos para comprar brinquedos novos para as turmas. Lembramos que todos os alunos usufruem destes e buscamos constantemente melhorar o ambiente da Escola Recanto da Alegria.
O sorteio acontecerá no dia 28/03, quinta-feira, às 18h30min, na Escola. Cada número custa um real. Contamos novamente com a colaboração de vocês para obtermos sucesso e atingirmos as intenções mencionadas. Reconheceremos o empenho daquele aluno que vender mais números premiando-o com uma cesta também.
Teremos uma programação especial no Grêmio Atiradores no dia 27/03 a tarde, todos os alunos irão participar, enviaremos a autorização mais próximo à data com o custo do mesmo. Neste dia não haverá atendimento na escola para os alunos não autorizados. Vamos receber a visita do coelho no dia 28 de março. A ação entre amigos será sorteada no final da tarde partir das 17h30min.
ANIVERSARIANTES:
16/03 - Prof. Tanara – Berçário II
24/03 – Eron- Maternal I                                                                      
29/03 – Prof. Claudia   
DATAS COMEMORATIVAS:
08/03- Dia da Mulher
15/03- Dia do Circo
19/03- Dia da Escola
20/03- Início do outono
22/03 – Dia mundial da Água                           
Equipe Escolar Recanto da Alegria


Escola de Educação Infantil Recanto da Alegria
Informativo do Mês de Fevereiro de 2013
"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces." (Aristóteles)
 
Senhores responsáveis:
A partir de fevereiro, não poderemos receber/atender os alunos com documentação pendente sob risco de perdermos a licença de funcionamento concedida pelo Conselho Municipal de Educação.  Temos vistorias sem aviso prévio. Contamos com a sua colaboração.
Reunião de pais:
No dia 23/01/2013 foi realizado uma reunião de pais na escola com o objetivo de colocar as famílias a par dos trabalhos que serão desenvolvidos durante o semestre, as mudanças de professoras nas turmas e assuntos gerais de interesse de todos. Visto que poucos pais compareceram seguem alguns tópicos importantes para conhecimento de todos:
Favor colocar nome em todos os pertences dos alunos, especialmente nas peças de roupa. Nesta época de banhos de piscina, acontecem muitas trocas visto que os uniformes são iguais. Além do mais, os alunos também manuseiam seus pertences e mexem nas mochilas.
Cardápios: procurar seguir o cardápio de lanches, pois os alunos cobram quando não estão com o mesmo lanche dos colegas ou quando um deles traz lanche não adequado. Dever ser enviado leite para quem gosta de comer com sucrilhos e os ovos devem vir descascados. 
Os pais têm livre acesso às dependências da escola, mas pedimos que evitassem ficar muito tempo conversando na porta da sala, pois no momento que as professoras lhes dão atenção estão deixando de dar o devido atendimento aos alunos. Solicitamos que as dúvidas mais longas sejam conversadas em um momento de reunião marcado previamente com a direção e professoras.
Não serão mais retirados valores enviados nas agendas, os pais que não puderem efetuar o pagamento na escola podem fazê-lo através de deposito bancário, esclarecimentos e número da conta com a Cláudia.
Assinar a agenda do seu filho após ler o recado do dia, pois assim saberemos que os pais estarão cientes dos registros, evitando mal-entendidos.
E-mail novo: escolarecantodaalegria2013@yahoo.com.br. Blog: ainda estamos enfrentando problemas de postagens, mas procuramos solucioná-los o quanto antes.
Este ano vamos desenvolver o projeto anual “Eu vivo o presente, mas penso no futuro” que visa a criança como agente transformadora do seu próprio conhecimento e tem como palavras-chave amor, educação, diversidade, família, coletividade, humanidade, ética, respeito, solidariedade e cidadania.
Temos uma novidade em nossa equipe escolar: a professora Josiele que assumiu a turma do Maternal II e a Sandra que fará o almoço e a limpeza. Sejam bem-vindas!
O nosso Projeto Político Pedagógico está à disposição dos pais para consulta, basta solicitá-lo a direção.
CARNAVAL: Na sexta-feira, dia 08/02 acontecerá o nosso Baile de Carnaval. Para a folia ser completa, preparem as fantasias, pois os confetes, a espuma e as serpentinas ficam por nossa conta. Caso seu filho não tenha fantasia, adapte algo em casa, pois o que vale é a festa, não é necessário comprar. É um momento simples, mas normalmente todos estão caracterizados. Os alunos do turno da tarde poderão vir prontos e trazer o uniforme na mochila para trocarmos depois. O lanche desta tarde será coletivo. Não precisa enviar máquina fotográfica, pois registraremos todos os momentos com a da escolinha e repassaremos depois para quem quiser. Lembramos ainda que a escola não abrirá nos dias 11 e 12 (seg./ter), feriadão de carnaval.
ANIVERSARIANTES:
03/02/2011 – Otávio – Berçário II
04/02/2011 – Valentina - Berçário II
09/02 – Crislei – Nutricionista
16/02 - Prof Madalena – BII
DATAS COMEMORATIVAS:
11 e 12 – Carnaval feriadão (ponte)
Equipe Escolar Recanto da Alegria


ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RECANTO DA ALEGRIA
 Informativo do mês de Janeiro de 2013
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury).

Agradecemos à presença de todos os familiares e amigos na Festa de Natal e de encerramento das atividades escolares do ano de 2012. Mais uma vez pudemos contar com a participação e o apoio da comunidade Recanto da Alegria.
Para efetivar a matrícula de seu filho é necessário enviar a documentação solicitada.
PROGRAMAÇÃO DE VERÃO - Para refrescar e divertir os alunos, organizaremos brincadeiras na areia e banhos de piscina e de mangueira, entre outras atividades, mas para participar os alunos precisarão da autorização por escrito dos pais. Deverão trazer roupa de banho (biquíni/sunga) e protetor solar, diariamente na mochila e uma toalha de banho (que ficará durante toda a semana na escola, retornando para a casa na sexta-feira), tudo com identificação.
CAPOEIRA: O projeto tem uma proposta de desenvolver atividades esportivas, culturais e recreativas prometendo muita diversão para todos os alunos da escola pelo valor de R$15,00. Projetos desenvolvidos: Desporto Recreativo; Brincadeira de Capoeira; Alegria de Dançar e A Magia do Circo.
BALLET: estará com preço promocional de R$20,00.
A culinária retornará em março, mas faremos algumas receitas de verão, logo as professoras solicitarão os ingredientes via agenda.
Pedimos que enviem, semanalmente, dois pacotes de suco para que possamos oferecer sacolé para os alunos. E continuem mandando as frutas para servirmos no horário desta, como de costume.
Lembramos que os pedidos de legumes e verduras para serem oferecidos no almoço são enviados para as famílias a cada 15 dias e quando os mesmos não vêm, falta aquela variedade no cardápio dos alunos. Essa combinação foi feita numa reunião em concordância com os pais. Então esperamos a colaboração de todos para o cumprimento desta.
Estamos elaborando o calendário escolar do primeiro semestre de 2013, documento que informa previamente sobre os principais acontecimentos (festas, reuniões, feriados...) para que os responsáveis possam se organizar com bastante antecedência. Este será enviado nos próximos dias.
Conforme as normas escolares os horários de funcionamento da escola são: de segunda a sexta-feira. Integral: das 6h50 min. às 18h30min. Manhã: das 6h50 min. às 13h (entrada até às 9h). Tarde: das 12h30min às 18h30min. A entrada dos alunos no período da manhã acontece até às 9h para não prejudicar a rotina das turmas. Não será permitida a entrada no turno da manhã após este horário, exceto por motivo de consulta médica ou similar, com comunicação desta previamente. Lembramos que o descanso e a alimentação equilibrada são necessários para o pleno desenvolvimento das crianças.
REUNIÃO
Acontecerá a 1º reunião com os pais neste mês, será dia 23/01, quarta-feira, às 18h45min. Pedimos que se possível, busque seu filho um pouco mais cedo, pois temos vários assuntos para tratar nessa reunião. Certamente a escola complementa a ação da família, logo, a presença dos responsáveis é muito importante para o sucesso desta parceria. Confirme presença para organizarmos o espaço. Nº pessoas: ___ 
Não falte. Sua presença é muito importante.
MURAL DE FOTOS
Gostaríamos de montar um mural com as fotos das férias dos alunos, pois comentam bastante sobre os passeios e lugares que visitaram. Favor enviar uma foto de algum passeio com a família.
 ANIVERSARIANTES:
21/01 - Prof. Magda
22/01 - Gabrielli – Berçário II
28/01 - Guilherme F – Jardim

DATAS COMEMORATIVAS:
01/01 - Dia da Confraternização Universal
06/01 - Dia de Reis
25/01 - Dia do Carteiro
31/01 - Dia Mundial do Mágico
Devido à faixa etária, ao desenvolvimento e à qualidade de atendimento aos alunos, alguns passaram para a próxima etapa. Estes permanecerão nas turmas até o final do semestre letivo (junho) para que seja possível realizar um trabalho contínuo e no ritmo adequado. As professoras responsáveis pelas turmas são as seguintes:
Profª Grasiela – Berçário I (integral)                             
Prof.ª Madalena - Berçário II (integral)                                       Profª Gisele – Maternal II (tarde)
Profª Tanara – Maternal (manhã)                                              Profª – Elenir - Jardim (tarde)
Prof.ª Giliane– Maternal I (tarde)                                               Auxiliares do turno da tarde: Tanara e Jaíza.
Autorizo meu (minha) filho (a) _____________________________________, da turma ______________a:
(  ) tomar banho de piscina;                  (  ) brincar na areia;                   (  ) comer sacolé.
                                                       
Assinatura do responsável: ___________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário