MATERNAL II


OBJETIVOS

MATERNAL II

O objetivo do Maternal II é dar continuidade ao trabalho que é realizado no Maternal I, dando maior ênfase para o desenvolvimento das habilidades motoras, perceptivas, de atenção e memória, na área da linguagem e do grafismo. Nessa idade, a criança demonstra muita curiosidade expressando-a através de perguntas, apresenta então, grandes progressos quanto a sua oralidade. Seu relacionamento com os colegas torna-se mais fácil, escolhe amigos, porém não deixa de ser egocêntrica já que tem os mesmos interesses. Começa a compreender jogos e brincadeiras com regras. Procura a aprovação dos que a cercam. Por isso, na interação educador/educando o vínculo afetivo é imprescindível para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
A Escola Recanto da Alegria organiza-se para oportunizar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:

ÂMBITO: FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

Eixo: Identidade e Autonomia

·          Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;
·          Identificar e enfrentar situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
·          Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
·          Brincar;
·          Adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;
·       Identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõem.



ÂMBITO: CONHECIMENTO DE MUNDO

Eixo: Movimento


·          Ampliar as possibilidades expressivas do movimento, utilizando gestos diversos e ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
·          Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades do seu corpo;
·          Controlar gradualmente o próprio movimento aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
·          Utilizar os movimentos preensão, encaixe, lançamento e etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
·          Apropriar-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
.
Eixo: Música

·          Explorar e identificar elementos da música para se expressa, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
·          Perceber e expressar sensações, sentimentos, pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.

Eixo: Artes Visuais

·          Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
·          Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Eixo: Linguagem Oral e Escrita


·          Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
·          Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
·          Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
·          Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
·          Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
·          Escolher os livros para ler e apreciar.


Eixo: Matemática
       
·          Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
·          Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;
·          Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.

Eixo: Natureza e Sociedade

·          Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
·          Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
·          Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.


CONTEÚDOS

ÂMBITO: FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

MATERNAL II

 

Eixo: Identidade e Autonomia


v       Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas.
v       Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário.
v       Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
v       Participação em situações de brincadeira nas quais as crianças escolham os parceiros, os objetos, os temas, o espaço e as personagens.
v       Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda, etc.
v       Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos.
v       Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com o outro.
v       Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc.
v       Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social.
v       Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso do material e do espaço quando isso for pertinente.
v       Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
v       Procedimentos relacionados à alimentação e à higiene das mãos, cuidado e limpeza pessoal das várias partes do corpo.
v       Utilização adequada dos sanitários.
v       Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.
v       Procedimentos básicos de prevenção e acidentes de autocuidado.


ÂMBITO: CONHECIMENTO DE MUNDO

Eixo: Movimento

Conteúdo: Expressividade

v       Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
v       Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
v       Valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança.
v       Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

Conteúdo: Equilíbrio e Coordenação Motora


v       Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
v       Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras nos quais participa.
v       Valorização de suas conquistas corporais.
v       Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.



Eixo: Música

Conteúdo: Fazer Musical

Os conteúdos podem ser tratados em contextos que incluem a reflexão sobre aspectos referentes aos elementos da linguagem musical.
v       Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (características que distingue e ‘personaliza’ cada som).
v       Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e / ou a improvisação musical.
v       Repertório de canções para desenvolver a memória musical.

Conteúdo: Apreciação Musical

v       Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.
v       Reconhecimento de elementos musicais básicos. Frases, partes, elementos que se repetem etc. (a forma).
v       Informações sobre as obras ouvidas e sobre os seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.


EIXO: ARTES VISUAIS

Conteúdo: O Fazer Artístico


v       Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.
v       Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.
v       Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.

Conteúdo: Apreciação em Artes Visuais

v       Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema etc.
v       Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.
v       Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas.
v       Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
v       Apreciação das Artes Visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.


EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


Conteúdo: Falar e Escutar

v       Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
v       Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
v       Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e ponto de vista.
v       Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
v       Recontagem de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
v       Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.

Conteúdo: Práticas de Escrita

v       Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
v       Escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário.
v       Produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
v       Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
v       Respeito pela produção própria e alheia.


EIXO: MATEMÁTICA

Conteúdo: Matemática

            Nesta faixa etária aprofundam-se os conteúdos indicados para as crianças de zero a três anos, dando-se crescente atenção à construção de conceitos e procedimentos especificamente matemáticos. Os conteúdos estão organizados em três blocos: “Números e sistema de numeração”, “Grandezas e medidas” e “Espaço e forma”.

Conteúdo: Números e Sistema de Numeração

            Este bloco de conteúdos envolve contagem, notação e escrita numérica e as operações matemáticas.
v       Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
v       Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
v     Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
v       Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
v      Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
v      Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.

Conteúdo: Grandezas e Medidas

v       Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
v       Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.
v       Marcação do tempo por meio de calendários.
v       Experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças.

Conteúdo: Espaço e Forma

v       Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação.
v       Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.
v       Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
v       Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.


EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE

            Nesta faixa etária aprofundam-se os conteúdos e estes estão organizados em cinco blocos: “Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar”; “Os lugares e suas paisagens”; “Objetos e processos de transformação”; “Os seres vivos” e “Fenômenos da natureza”.
           
Conteúdo: Organização dos Grupos e seu Modo de Ser, Viver e Trabalhar

                        As crianças, desde que nascem, participam de diversas práticas sociais no seu cotidiano, dentro e fora da instituição de Educação Infantil. Dessa forma, adquirem conhecimentos sobre a vida social no seu entorno. A família, os parentes e os amigos, a instituição, a igreja, o posto de saúde, a venda, a rua entre outros, constituem espaços de construção do conhecimento social. Na instituição de educação Infantil, a criança encontra possibilidade de ampliar as experiências que traz de casa e de outros lugares, de estabelecer novas formas de relação e de contato com uma grande diversidade de costumes, hábitos e expressões culturais, cruzar histórias individuais e coletivas, compor um repertório de conhecimentos comuns àquele grupo etc.
                        Os conteúdos deste bloco são:
v       Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras;
v       Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
v       Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
v       Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.


Conteúdo: Os Lugares e suas Paisagens

                        Os componentes da paisagem são tanto decorrentes da ação da natureza como da ação do homem em sociedade. A percepção dos elementos que compõem a paisagem do lugar onde vive é uma aprendizagem fundamental para que a criança possa desenvolver uma compreensão cada vez mais ampla da realidade social e natural e das formas de nela intervir. Se por um lado, os fenômenos da natureza condicionam a vida das pessoas, por outro lado, o ser humano vai modificando a paisagem à sua volta, transformando a natureza e construindo o lugar onde vive em função de necessidades diversas — para morar, trabalhar, plantar, se divertir, se deslocar etc. O fato da organização dos lugares serem fruto da ação humana em interação com a natureza abre a possibilidade de ensinar às crianças que muitas são as formas de relação com o meio que os diversos grupos e sociedades possuem no presente ou possuíam no passado.
                        São conteúdos deste bloco:
v       Observação da paisagem local (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.);
v       Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
v       Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

Conteúdo: Objetos e Processos de Transformação

                        Há uma grande variedade de objetos presentes no meio em que a criança está inserida, com diferentes características, naturalmente constituídos ou elaborados em função dos usos e estéticas de diferentes épocas, com maior ou menor resistência, que se transformam ao longo do tempo, que reagem de formas diferentes às ações que lhes são impressas, que possuem mecanismos que consomem energia etc.
            Conhecer o mundo implica conhecer as relações entre os seres humanos e a natureza, e as formas de transformação e utilização dos recursos naturais que as diversas culturas desenvolveram na relação com a natureza e que resultam, entre outras coisas, nos diversos objetos disponíveis ao grupo social aos quais as crianças pertencem, sejam eles ferramentas, máquinas, instrumentos musicais, brinquedos, aparelhos eletrodomésticos, construções, meios de transporte ou de comunicação, por exemplo.
                        São conteúdos deste bloco:
v       Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos;
v       Reconhecimento de algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais;
v       Conhecimento de algumas propriedades dos objetos: refletir, ampliar ou inverter as imagens, produzir, transmitir ou ampliar sons, propriedades ferromagnéticas etc.;
v       Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua conservação.

Conteúdo: Os Seres Vivos

           O ser humano, os outros animais e as plantas provocam bastante interesse e curiosidade nas crianças: “Por que a lagartixa não cai do teto?”, “Existem plantas carnívoras?”, “Por que algumas flores exalam perfume e outras não?”, “O que aconteceria se os sapos comessem insetos até que eles acabassem?”. São muitas as questões, hipóteses, relações e associações que as crianças fazem em torno deste tema. Em função disso, o trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à sua saúde.
           São conteúdos deste bloco:
v     Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;
v     Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo;
v     Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial;
v     Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
v     Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
v     Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral;
v     Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
                       
Conteúdo: Os Fenômenos da Natureza

                        A seca, as chuvas e as tempestades, as estrelas e os planetas, os vulcões, os furacões etc. são assuntos que despertam um grande interesse nas crianças. Alguns são fenômenos presenciados e vividos pelas crianças, outros são conhecidos por serem comumente veiculados pelos meios de comunicação e outros por estarem presentes no imaginário das pessoas e nos mitos, nas lendas e nos contos. Algumas perguntas, como “Por que as sombras dos objetos mudam de lugar ao longo do dia?”, “As estrelas são fixas no céu ou será que elas se movimentam?”, “Como fica a cidade depois de uma pancada forte de chuva?”, ou “O que acontece quando fica muito tempo sem chover?”, podem desencadear um trabalho intencional, favorecendo a percepção sobre a complexidade e diversidade dos fenômenos da natureza e o desenvolvimento de capacidades importantes relacionadas à curiosidade, à dúvida diante do evidente, à elaboração de perguntas, ao respeito ao ambiente etc.
                        A compreensão de que há uma relação entre os fenômenos naturais e a vida humana é um importante aprendizado para a criança. A partir de questionamentos sobre tais fenômenos, as crianças poderão refletir sobre o funcionamento da natureza, seus ciclos e ritmos de tempo e sobre a relação que o homem estabelece com ela, o que lhes possibilitará, entre outras coisas, ampliar seus conhecimentos, rever e reformular as explicações que possuem sobre eles.
                        São conteúdos deste bloco:
v       Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas etc.) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem;
v       Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.



HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

Identificar-se como elemento no grupo;
Reconhecer a sua sala, o seu lugar e o dos colegas;
Adequar a sua conduta as situações propostas atendendo aos pedidos;
Indicar o seu nome;
Guardar seus pertences e auxiliar na organização da sala;
Diferenciar as atividades da rotina;
Esperar a sua vez de falar;
Aceitar sugestões e fazer acordos, cumprindo-os;
Identificar o limite de suas ações;
Interessar-se por questões sociais (exemplo: isto se faz assim);
Tornar-se independente para atender suas necessidades fisiológicas;
Expressar suas emoções e reconhecer estados emocionais;
Movimentar-se livremente dentro do espaço escolar e retomar à sua sala;
Respeitar os colegas;
Zelar pelos objetos de uso pessoal e coletivo;
Participar das atividades individuais e/ou em grupo;
Controlar os movimentos amplos e inicia a coordenação de braços e pernas;
Relaxar e contrair os grandes músculos espontaneamente;
Vivenciar ações corporais de: saltar com os dois pés, caminhar sobre obstáculo estreito, acocorar-se, ajoelhar-se, arrastar-se, rolar, engatinhar, quadrupedar, virar cambalhota, descer escada (iniciando alternância dos pés), subir e fazer imitações;
Dominar movimentos bi manuais para: construir, enfileirar, encaixar, enfiar, modelar, pintar, rasgar, amassar, realizar colagens, punção e recorte;
Discriminar sons e ruídos familiares dos novos;
Participar de jogos auditivos;
Agrupar objetos por cor, forma e tamanho;
Completar formas (jogos de encaixe, inicialmente de duas peças);
Recontar com palavras simples um conto ouvido através da observação das gravuras;
Nomear cores primárias e algumas secundárias;
Reconhecer objetos através do tato;
Vivenciar atividades de discriminação visual, auditiva, olfativa e de memória;
Identificar noções temporais: agora, depois, hoje, dia, noite;
Recordar movimentos corporais, nomes, objetos apresentados e retirados, personagens e segmentos da história, canções;
Manter-se atento em atividades de grupo (entre 15 e 20 minutos);
Reproduzir de memória uma série de movimentos;
Evocar o que, onde, de quem
Traçar linhas atribuindo significado (garatuja intencional).
Representar figura humana com os principais segmentos corporais.