quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dica Nutricional de Verão

Sorvete e verão são daqueles sinônimos perfeitos. Não existe calor sem um sorvetinho, é básico. Para melhorar, pesquisas recentes confirmaram o que a gente já desconfiava: que sorvete deixa as pessoas alegres. Segundo um estudo encomendado pela Unilever ao Institute of Psychiatry, de Londres, a ingestão de sorvete ativa regiões do cérebro ligadas ao prazer. Os pacientes tiveram de tomar sorvete de creme e depois foram submetidos à ressonância magnética. Nem precisava. A receita para desfrutar desse prazer é não deixar os pequenos abusar para não se lambuzar. Os picolés à base de frutas, elaborados com água e sucos, são os mais indicados para as crianças, pois contêm menos calorias e gordura que os sorvetes cremosos. E, de quebra, ajudam a manter os menores hidratados nesta época de altas temperaturas. Não que sorvete de massa seja proibido. Só é necessário se preocupar se seu filho estiver precisando controlar o peso por orientação médica. Apesar de mais calóricos, são uma boa fonte de cálcio e de proteínas do leite. Ah, e sabe aquela história de que sorvete da dor de garganta? Puro mito.

Quando: A partir de 1 ano a criança já pode começar a comer como gente grande, o que inclui também os sorvetes.

Quanto: Sorvete deve ser consumido como sobremesa, ou como um doce gostoso no fim da tarde. O alimento tem poucos nutrientes e não deve substituir uma refeição.

Como: Evite sorvetes cremosos antes das refeições, opte por picolés à base de fruta, que não interferem tanto no apetite.

Nutricionista Crislei Ticiana Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário