quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Como alimentar as crianças no verão?

O verão oferece muitas possibilidades para uma alimentação saudável. Seguem abaixo algumas sugestões:

- As gorduras jamais devem ultrapassar os 30% do consumo diário de uma criança. Estão concentradas na manteiga, nata, iogurte, ovo, margarina e gorduras animais. 
-A maior parte da alimentação deve realizar-se através dos hidratos de carbono, na base de 50 a 60% do consumo. Que correspondem ao pão, cereais, farinha, massas, batatas, ervilhas, vagem, lentilhas e frutas secas.
- A fruta, do mesmo modo que a verdura é uma fonte importante de vitaminas e minerais, sobretudo para as crianças. É rica em fibra e sua ingestão é mais que recomendável. 
- Com relação ao horário para alimentar-se é de vital importância. Nunca devem realizar as refeições com pressa. Uma boa mastigação favorecerá a digestão, evitando assim os gases e outros problemas intestinais.
- Deve-se começar o dia com um bom café da manhã, baseando-se em leite, cereais, sucos ou pedaços de frutas.
- As frituras devem ser evitadas. Melhor o consumo de alimentos cozidos, refogados ou assados.
- Dependendo do tipo de alimento, deve-se respeitar o período de digestão quanto à hora do banho. Deve-se esperar pelo menos uma hora e meia ou duas depois de comer para banhar-se no banheiro, praia ou piscina. Um corte de digestão pode ocasionar dor abdominal, náuseas, vômitos e perda da consciência.
Não devemos esquecer de que o lanche é muito importante. Nada melhor que biscoitos, frutas, suco de frutas e sanduíches leves para alimentar uma criança.

Nutricionista Crislei Ticiana Duarte
CRN2-6448

Nenhum comentário:

Postar um comentário